sábado, 12 de maio de 2012

Propriedades Coligativas :O

   Oláa! novos capítulos estão surgindo, e agora será os de propriedades coligativas. Primeiramente, precisamos entender o que significa essas propriedades e ai sim podemos nos desesperar (rsrs), mas nao se preocupem pois elas nao são tão difíceis quanto parece!!
O que é propriedades coligativas?
  São propriedades de uma solução que dependem única e exclusivamente da quantidade de partículas do soluto dissolvidas.Logo, são propriedades coligativas:
  • a redução da pressão do vapor de um líquido;
  • a elevação da temperatura de congelação de um líquido;
  • a redução da temperatura de congelação de um líquido;
  • a pressão osmótica.


Lembrando que quando adicionamos um soluto não volátil(ver na postagem de volatilidade) a um solvente, a solução resultante apresenta propriedades distintas daquelas apresentadas pelo solvente puro.E essas propriedades se chamam Propriedades coligativas das soluções.
Curiosidade:A água pura à pressão de 1 atm possui ponto de fusão de 0oC e ponto de ebulição de 100oC.No entanto, quando adicionamos um soluto não volátil à água, o soluto modifica as propriedades físicas da água. Agora a água congela abaixo de 0oC e ferve acima de 100oC. Estas alterações das propriedades físicas da água devido à adição do soluto são denominados de efeitos coligativos
.
adicionando soluto nao volátil á agua 

Explicaremos um pouquinho mais sobre os tipos de propriedades nas próximas postagens :D:D
XOXO Taís e Rafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário