sábado, 12 de maio de 2012

Crioscopia:*

Você sabia que os iceberg embora estando em dentro do oceano são formados por água doce??
Pois é, isso se da através da solidificação do solvente também estudado na crioscopia.
O que é crioscopia?É o estudo do abaixamento da temperatura de congelação de um líquido, por meio da adição de um soluto.A diminuição da pressão de vapor do solvente, devido à adição de um soluto, leva à diminuição da temperatura de congelamento.Quanto maior a concentração do soluto, maior o abaixamento da temperatura de congelamento do solvente e menor a temperatura de congelamento do mesmo.

O efeito de crioscopia se dá através da fórmula:

Onde: Kc=Constante crioscópica molal (Msolvente/1000) e
Dtc = Abaixamento da temperatura de congelamento.


Curiosidades: nesses dias estava pesquisando e encontrei uma pergunta que nunca tinha me feito antes: QUEM CONGELA PRIMEIRO?A ÁGUA QUENTE OU A FRIA?- E por incrivel que pareça leitores a água quente é a que congela mais rapidamente.

Isso se dá porque quando você aquece a água, ela perde parte do ar dissolvido nela, que sai em forma de bolhas, e o ar é um mau condutor térmico. Assim, o ar presente na água dificulta as trocas de calor com o meio e dificulta a perda de calor que a água precisa sofrer para que aconteça o congelamento.

Por essa mesma razão, o gelo formado por água previamente fervida tem densidade maior do que aquele que se obtém com água que não passou por esse processo.

Obrigado pela leitura.. XoXo Tais e Rafa:*

Nenhum comentário:

Postar um comentário