sábado, 12 de maio de 2012

Pressão Osmótica..

Pressão osmótica é a pressão que se deveria aplicar sobre a solução para impedir a passagem do solvente através da membrana semipermeável. A pressão osmótica é representada pela letra grega p. Essa pressão é equivalente à pressão exercida pelo solvente na passagem através da membrana.


Importante saber:Osmoscopia é a medida da pressão osmótica, que pode ser medida por aparelhos chamados osmômetros.Soluções isotônicas são soluções de mesma pressão osmótica. Uma solução será hipotônica em relação à outra, quando tiver menor pressão osmótica; e será hipertônica quando tiver maior pressão osmótica.

*Quanto maior for a diferença de concentração entre as duas soluções, maior será o fenômeno da osmose e consequentemente maior será a pressão osmótica capaz de impedir que a solução hipertônica seja diluída.
Existem algumas fórmulas em base as leis de Van´t Holf, mas nesta postagem nós nao colocaremos ela mas somente os seus seguintes conceitos:1a) A pressão osmótica é diretamente proporcional à temperatura absoluta da solução.2a) A pressão osmótica é diretamente proporcional à concentração molar da solução.

reprise sobre o que foi visto até agora..
EFEITO COLIGATIVOPROPRIEDADE COLIGATIVA
Diminuição da pressão de vaporTonoscopia
Aumento do Ponto de EbuliçãoEbulioscopia
Diminuição do Ponto de CongelamentoCrioscopia
Aumento da Pressão OsmóticaOsmoscopia


Obrigado por lerem..próximas postagens sobre química em breve...XoXo Taís e Rafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário